terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mistério dessa Felicidade...

Todo mundo quer ser feliz, certo? Mas tenho me questionado ultimamente se compreendemos a dimensão da Felicidade, se os nossos conceitos acerca desse algo tão grande não foram influenciados por fatores que podemos considerar não-verídicos.

Dois fatos me levaram a essa reflexão: o primeiro foi uma afirmação que ouvi de uma pessoa que considero digna de atenção e o segundo foi uma pergunta que lancei em uma roda de amigos e ninguém conseguiu responder pronta e claramente, inclusive eu... A seguir me explico melhor.

“Não existe felicidade e sim momentos felizes”, foi isso que ouvi e a frase me incomodou muito e por muito tempo. Ficava pensando... como assim não existe? E isso me leva à pergunta do segundo fato: “Qual a diferença entre felicidade e alegria?”. Esse foi o questionamento que ninguém conseguiu responder...

Há certo tempo eu queria escrever sobre a Felicidade, mas creio que esses dois fatos, que foram bem distantes um do outro, considerando as datas, precisavam acontecer. Fui buscar no dicionário, a definição dessas duas palavras e eis aqui o resultado:

Felicidade (latim felicitas, -atis) s. f. : Estado da pessoa feliz.
Alegria s. f. : Manifestação de contentamento e júbilo. O que causa essa manifestação.

Agora com os fatos apresentados posso, expor minha humilde linha de raciocínio e tentativas de conclusões...

Pode uma pessoa sorrir sem estar feliz? Mas se ela sorri está alegre? Creio que Charles Chaplin observou e também se incomodou com isso quando escreveu:

Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz ♫ (Charles Chaplin - Smile)

O que externamos nem sempre, ou quase nunca, é um retrato fiel do que sentimos. Não considero o ser humano um grande fingido por causa disso, como já foi declarado por grandes pensadores ao longo da história. A cada dia que passa vejo que o ser humano peca é pela falta de autoconhecimento, mas isso é outra história...

O que nos interessa é que o que é externo é a manifestação da alegria, seguindo a definição crua da palavra. Então, aquele momento intenso, aquela gargalhada longa, aquela sensação gostosa, são demonstrações de alegria, que são, sim, momentâneas... Pode-se dizer: eu estou ‘alegre’, ou ‘eu sou feliz’.

Para não entrarmos no conflito de ‘ser’ e/ou ‘estar’ e muito menos no ‘ser ou não ser, eis a questão’, vamos passar para o ponto central... E a misteriosa Felicidade?

Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz... ♫ (O que é, o que é? – Gonzaguinha)

Gonzaguinha, nessa música, tentava definir a vida, missão bem difícil e que ele desempenhou de maneira bem interessante e válida, mas no meio do caminho ele acabou cutucando outra máxima: “E não ter a vergonha de ser feliz”...

Será que temos vergonha da Felicidade? Vergonha de pensar nela, falar dela, porque não a compreendemos? Nesse sentido me coloco no lugar daquele ‘eterno aprendiz’, que já pensou em algumas possibilidades, mas precisa sustentá-las no dia-a-dia...

Para mim a Felicidade existe e é o ‘estado’ que a definição já apresentou, é algo duradouro, ousaria dizer, até mesmo, Eterno... A Felicidade não é um simples sorriso ou explosão de paixões e emoções, ela não está no outro. Ela é paz, é conforto, é plenitude, é pessoal!

Talvez por isso, as pessoas confundidas com os conceitos, acabam mais uma vez parando no campo dos sentidos, e não se permitindo olhar mais para dentro, ir mais fundo e encontrar lá essa Felicidade que purifica nossas inclinações e nos sustenta.

Eu estou no início do processo, mas acredito na Felicidade! Não naquela que passa, não no momento, mas aquela que nos eleva à outra realidade, a realidade de sentir-se parte do Eterno, sentir-se peça integrante e importante do mundo, único!

Desejo que encontremos essa Felicidade, e uma vez que foi encontrado esse presente, não nos afastemos Dele. É fácil se render ao que é sedutor, envolvente, mas que possamos dar o devido valor àquilo que nos torna mais completos, mais nós mesmos.

Que a Felicidade seja buscada, seja cultivada, seja reconhecida, seja pensada. Que esse estado de ser feliz, marque nosso ser e nos faça ver que tudo o que acontece em nossa vida não é capaz de nos roubar esse dom.

Ninguém tira o que é guardado e cultivado dentro de você, e que a Felicidade cresça e amadureça aí no seu íntimo até chegar à Eternidade.

Da felicidade,
Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz! (Mário Quintana)

2 comentários:

  1. Nossa Tati..
    Essa nos coloca a pensarmos se somos realmente felizes em nossas vidas ou temos apenas alguns momentos de felicidades..

    Show de texto, muito bom!

    Bjoss Lucas

    ResponderExcluir
  2. Shoowwww da Tati felizona...

    Muito Bom!!

    Irmã, Deus nos guia para esse caminho.. muito bem escrito!!

    bjs
    Carlão

    ResponderExcluir