quinta-feira, 2 de setembro de 2010

E a música?

♫ The Hills are alive with the sound of music / With songs they have sung for a thousand years / The hills fill my heart with the sound of music / My heart wants to sing every song it hears ♪
Às vezes acho que ainda não compuseram a música que preciso ouvir. Geralmente tenho esse sentimento quando penso em algo importante. Vou tentar explicar... na verdade cada dia que passa me convenço mais sobre o poder que a música tem sobre a vida das pessoas... ou é só comigo? ¬¬

A melodia, a letra, a mensagem, o sentimento, a dinâmica... tudo é construído para despertar algo naquele que ouve, ou que toca, ou que canta. Como diria Pierre Beaumarchais “Tudo acaba em canções”, e não só acaba, como começa, continua, cria e recria.

Tem música que te faz lembrar lugares, pessoas, cheiros, sensações e tudo mais que há para sentir. Porém, o que me intriga mais é a música que te faz lembrar do que ainda não aconteceu. Estranho não? Também acho, mas algumas canções me trazem essa sensação, é como um movimento dos sentidos em relação ao que existe e ao que pode um dia existir.

Victor Hugo tem umas reflexões interessantes sobre a música, ele realmente foi uma pessoa inspirada, para ter criado “Os Miseráveis” e tudo mais... mas, esse não é o foco! Como ele um dia disse: “A música é o verbo do futuro”... Eu sonho ouvindo música, e às vezes parece tão real, que dá até uma tristeza quando o efeito acaba.

Ouço música também para manter os pés no chão. Tem aquela uma, aquela certa canção que sempre te faz pensar no que você não pode mais fazer, ela te aconselha da maneira mais profunda, sutil e sublime possível.. Enfim, V. Hugo disse: “A música é o barulho que pensa”, e como pensa! Pensa tanto que nos faz ir até o íntimo do nosso ser e traz a tona todo tipo de sensação.

Quem nunca falou um dia na vida: “Essa é minha música!”... acho que todo mundo. A música cria esse laço de identificação entre o sentimento do artista e o sentimento do ouvinte. Por essa e tantas outras é que meu respeito por essa arte é enorme... E mais uma de Victor Hugo: “A música está em tudo. Do mundo sai um hino”.

Quando nasceu a música? Qual sua origem? Ninguém sabe ao certo, mas segue uma definição: Música é uma palavra do grego - vem de musiké téchne, que quer dizer a arte das musas - e se constitui, basicamente, de uma sucessão de sons, entremeados por curtos períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo. Há vestígios de manifestações musicais na pré-história, mais ou menos 60.000 anos A.C. Pensa bem!? Isso só me faz pensar que o homem tem necessidade de música, é uma condição básica de sobrevivência...

A música pode ser o exemplo único do que poderia ter sido - se não tivesse havido a invenção da linguagem, a formação das palavras, a análise das ideias - a comunicação das almas. (Marcel Proust)

Tudo bem, talvez eu esteja exagerando, tem gente que nem gosta tanto assim de música, se bem que não conheço muitos desse tipo rs. O ponto é: como pode essa combinação de sons instrumentais e vocais mexer tanto com diferentes áreas de nossa vida? Tem música para tudo! Para rir, chorar, dançar, rezar, pensar, gritar, enlouquecer, extravasar, acalmar...

Mas hoje quero só ouvir, sentir e talvez até chegar a alguma conclusão. Porque além de tudo já destacado acima, a música tem esse poder de dialogar com quem ouve. Quem sabe você e eu não encontremos uma resposta para nossos anseios e conflitos numa canção que por acaso ouçamos hoje? Pode ser... mas termino como comecei, dizendo que parece que ainda não compuseram a música que eu preciso ouvir...


Sem música a vida seria um erro. (Friedrich Nietzsche)

Um comentário:

  1. Tati, adorei seu blog. Você postou tanta coisa interessante, to aqui lendo. Music is extremely powerful.

    ResponderExcluir